AVALIAÇÃO NO ESPAÇO EDUCACIONAL
7752 palavras
32 páginas
RESUMO: O enfoque principal desse trabalho foi analisar a Avaliação na Educação Infantil, os procedimentos e instrumentos utilizados para promover a construção do conhecimento do aluno e a partir daí elaborar uma forma mais adequada para promover a avaliação da aprendizagem. Seu objetivo específico é aprimorar a concepção de avaliação, conceituar métodos, técnicas, instrumentos e funções avaliativas. Esse estudo foi realizado a partir de levantamento de referenciais bibliográficos. Foi concluído que, para que a avaliação possa ser desempenhada de forma mais ampla e precisa é necessário que o professor observe e anote em registro todos os momentos das atividades da criança, pois através dessas observações é que o educador poderá criar oportunidades onde os alunos possam desenvolver suas habilidades, ajudando assim na formação de um cidadão crítico. Esse trabalho não encerra a discussão sobre a avaliação na Educação Infantil, e que seja mais uma contribuição para auxiliar a escola naquilo que deve ser o objetivo fundamental da avaliação: diagnosticar e redimensionar a experiência educativa, destacando os aspectos e situações em que foi bem sucedida e aquelas em que ainda não foi, mas que poderá vir a ser.
Palavras- chave: Aprendizagem. Avaliação. Educação Infantil. Professor. Registro.
1 INTRODUÇÃO
O tema escolhido para este trabalho de conclusão de curso visa refletir acerca da avaliação efetivada na educação infantil. É importante salientar que a legislação da educação apresenta a avaliação como ponto fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem do educando, explicitada no Art. 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB: “Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento” (BRASIL, 1996).
Analisando a lei em seu texto, compreende-se que essa avaliação deve ser feita de acordo com a situação vivida pelo aluno, observada e registrada pelo professor. Diante desta perspectiva o estudo pretende