História da Arte
Óleo de Victor Meirelles
Guerra do Paraguai (1864-1870): O Brasil e as repúblicas da Argentina e do Uruguai venceram a mais sangrenta guerra latino-americana do século, mas o Império saiu do conflito numa péssima situação econômica. Para financiar a guerra, o Brasil fez empréstimos junto ao Banco Rothschild, da Inglaterra, que em 1889 somam mais de 45 milhões de libras esterlinas.
Casa onde nasceu Victor Meirelles, na esquina das antigas ruas do Açougue e da Pedreira, foi adquirida pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico nacional em 1946 e tombada em 1950.
Reprodução de fotos Arquivo Noronha Santos IPHAN / Daniela Cristina Silva.
EDUARDO DIAS
MARTINHO DE HARO
Autor: Martinho de Haro
Título: Boi de Mamão / Festa Junina
Técnica: Óleo sobre Eucatex
Exposição: Sede Social - Sala VIP
FRANKLIN CASCAES
Desenho do Prof. Franklin Cascaes
ALDO NUNES
Aldo Nunes - Casas, 1968, óleo sobre cartão, 87x67cm
DIMAS ROSA
Exposição comemora 50 anos do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis
Paisagem Sideral, de Meyer Filho.
1957, de Thales Brognoli.
Barraco, de Tércio da Gama.
EXATOS 50 ANOS APÓS A INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DO GRUPO DE ARTISTAS PLÁSTICOS DE FLORIANÓPOLIS (GAPF), A FUNDAÇÃO HASSIS, O INSTITUTO MEYER FILHO E O MUSEU DE ARTE DE SANTA CATARINA, COM O PATROCÍNIO DA BROGNOLI NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS, PROMOVEM, DE 08 DE AGOSTO A 07 DE SETEMBRO, NO MUSEU DE ARTE DE SANTA CATARINA (MASC), A MOSTRA “GAPF 50 ANOS”, UMA RECONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA EXIBIÇÃO DOS TRABALHOS ARTÍSTICOS DO GRUPO, REALIZADA EM 1958. PARA ORGANIZAR ESTE RESGATE CULTURAL, FORAM REUNIDAS OBRAS, ARTIGOS DE JORNAIS, DOCUMENTOS DA CRIAÇÃO OFICIAL DO GAPF, FOTOGRAFIAS DA ÉPOCA. OS TRABALHOS, DE AUTORIA DE ALDO NUNES, DIMAS ROSA, ERNESTO MEYER FILHO, HIEDY DE ASSIS CORRÊA (HASSIS), HUGO MUND JÚNIOR, PEDRO PAULO VECCHIETTI, RODRIGO DE