avaliação institucional
Etapa inicial do processo de avaliação institucional, que tem por finalidade a compreensão, o envolvimento e a participação da comunidade escolar na construção da proposta de avaliação da instituição por meio da realização de reuniões, palestras, seminários, levantamento de opiniões, discussões entre outros. Ponto de Partida é reunir a comunidade e perguntar, informar, instruir sobre:
1 - Por que avaliar? Porque a avaliação permite correção de rumos nas transformações? 2 - Condição necessária: A instauração do propósito coletivo, com vistas a gerar mudanças e assumir promessas para o futuro. 3- Núcleo do processo da sensibilização, ou seja, a mudança do pensar / fazer de modo a gerar uma cultura institucional 4-Exigências:Uma cultura institucional e o envolvimento das pessoas, a participação e cooperação das diversas instâncias, a responsabilidade e atuação ativa e crítica dos autores. Requer também o exercício do planejamento, como atividade plena de significado, fundada na prática de autoavaliação.
A avaliação ocorrerá por meio de:
1 - Estudos prévios; 2 - Seminários, levantamento de opiniões, discussões – promover reuniões e debates de sensibilização, apresentação de sistemas vigentes, propostas de avaliação interna, apresentação das sistematizações dos resultados e outros; 3-Sistematização de demandas /ideias/sugestões oriundas destas reuniões; 4-Avaliação da realidade educacional da instituição; 5-Tomada de decisões; 6-Definição da composição dos grupos de trabalho 7 - Definição da metodologia de avaliação – instrumentos de coleta de dados, entrevistas, questionários, grupos focais e outros, metodologia de análise e interpretação dos dados 8 - Definição das condições materiais para o desenvolvimento do trabalho: espaço físico, docentes, técnicos e outros; 9 - Definição do formato de relatório de autoavaliação e definição de reuniões sistemáticas de trabalho.
Após a