Contabildade Ambiental
Nos últimos anos a contabilidade vem mostrando uma preocupação social maior diante as decisões tomadas dentro de uma empresa. Se, por muito tempo a preocupação das empresas só estava relacionada com uma grande produção com menos custos e assim maior lucro, atualmente essa noção se tornou equivocada. Este trabalho tem como objetivo analisar, compreender e relatar a importância da contabilidade no processo de gestão ambiental, através de um estudo de caso em uma indústria de refresco em pó Frisco. Em um ambiente cada vez mais competitivo, a necessidade de implementar um sistema que auxilie na gestão, no controle e nas tomadas de decisões, tornando-se indispensável, pois fornece informações que possibilitam a evidenciação das ações no curso das atividades da empresa. Para atingir o objetivo proposto foram utilizadas pesquisas bibliográficas, estudos descritivos com abordagem qualitativa e um questionário. Trata-se de um estudo de caso que buscou identificar se a contabilidade ambiental é utilizada como forma gerencial na empresa estudada e analisar o grau de sustentabilidade da mesma. Ao final da pesquisa, conclui-se que a indústria, caracteriza-se pela constante busca por melhorias, pois possui comprometimentos com a questão ambiental, e isto sem duvida é um ponto positivo a ser mencionado.
Palavras-chaves: Gestão ambiental, contabilidade, meio-ambiente.
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade a problemática ambiental é um dos assuntos que mais tem chamado à atenção das pessoas, seja pela valorização cada vez maior que se dá à qualidade de vida ou mesmo pela perspectiva de que as consequências do descaso com o meio ambiente carretarão situações críticas para a própria sobrevivência humana.
Nesse contexto, a contabilidade ambiental surgiu como uma alternativa que possibilita o registro do patrimônio ambiental para avaliar a situação econômica e financeira de uma organização, além de fazer previsões levando em conta os efeitos causados ao meio ambiente pela