Avaliação de treinamento
Por causa das mudanças tecnológicas, econômicas e sociais que caracterizam o atual mundo de trabalho e das organizações, os sistemas de treinamento e desenvolvimento (T e D) têm crescido de importância. Por meio deles, obtêm-se habilidades motores ou intelectuais e informações e desenvolvem-se estratégicas cognitivas e atitudes, que poderão tornar o indivíduo mais competente para desempenhar várias funções.
A mensuração dos efeitos de um treinamento no ambiente tornou-se muito importante. O impacto do treinamento refere se ao efeito que um determinado treinamento gerou no ambiente de trabalho. O segundo, impacto em amplitude, refere-se às influências comportamentais sobre o desempenho. Esse fato provavelmente ocorre por três razões principais: a inexistência de planejamento institucional com objetivos claros. A dificuldade em se estabelecer a transposição de objetivos de aprendizagem em objetivos de desempenho, e a avaliação de programas de treinamento que contêm grande número de cursos.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Buscando acompanhar a evolução do conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico e modernização do setor produtivo, as organizações têm optado por contratar pessoal qualificado e experiente.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A avaliação de treinamento é um instrumento importante para a tomada de decisão sobre os investimentos em ações de treinamento. Precisam atender às demandas de modelos mais alinhados aos objetivos organizacionais, principalmente quando se pretende mensurar o impacto de ações específicas para indivíduos, equipes, organização ou a sociedade.
OBJETIVO GERAL
Construir uma medida de impacto em amplitude para avaliar os treinamentos realizados por todos os servidores do MPDFT.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Determinar as competências de todos os servidores do MPDFT que sejam observadas em contextos de trabalho variados.
Determinar a validade de conteúdo dos itens do instrumento de avaliação de impacto.
Validar semanticamente os