Estudo de Conforto Termico
O conceito desse projeto foi a sustentabilidade. Para esta casa os arquitetos do Studio mk27 utilizaram nos muros de fechamento barro/ terra, piscina sem tratamento químico, laje verde, reuso de água e aquecimento solar. O projeto foi pensado através de uma arquitetura bem ventilada, com iluminação natural, dispota de acordp com o vento e a trajetória do sol.
A casa está localizada em São Paulo.
O início da obra e projeto foi em 2008 e a conclusão em 2011
O terreno tem uma área equivalente a 1365 m2 e a área construída é de 1000m2
Os autores do projeto foram Marcio Kogan e Carolina Castroveijo (Studio mk27) e colaboradores.
A casa conta com elemento vazado, o que facilita a entrada de ventilação e iluminação natural, conforme podemos ver na imagem abaixo.
A casa é chamada de Cobogós porque os elementos vazados utilizados são os de nome Cobogós que foram desenhados pelo Alemão Erwin Hauer em 1950. Portanto o destaque da casa são realmente esses elementos.
Na cobertura da casa também foi utilizado Cobogó, porém especiais pois são iluminados internamente para que a noite se transformem numa espécie de lanterna. Tanto os Cobogós de fechamento da parede quanto os da cobertura arremetem a forma orgânicas.
Nesta imagem, podemos ver o visual que os Cobogós causam no interior da casa
Outro aspecto importante que destacamos é que uma das laterais da casa que dá acesso aos dormitórios, é fechada com blocos de vidro, ou seja, em mais um comodo da casa temos iluminação natural
Ao fundo, vemos o muro lateral da casa que foi revestido com o barro/ terra escado da piscina
Planta Pavimento Térreo
Planta 1º Pavimento
Planta 2º Pavimento
Corte