A aplicação do conforto térmico nas edificações: Sua influência na arquitetura
Denaiê Clara Duarte
Acadêmica da 4ª fase de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Católica de Santa Catarina;
Gabriela Luiza Teodoro
Acadêmica da 4ª fase de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Católica de Santa Catarina e estagiária na empresa Diaço;
Mohana Correa Olm
Acadêmica da 4ª fase de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Católica de Santa Catarina e estagiária no escritório neu haus arquitetura
Este projeto trata sobre a aplicação do conforto térmico nas edificações, atentando sobre sua influência na arquitetura e suas técnicas. A qualidade de vida de quem habita, deve ser o principal objetivo de um projeto de arquitetura, nele o indivíduo trabalhará, se alimentará, conviverá e passará grande parte de sua vida, devendo ter um nível adequado de qualidade.
Os objetivos
específicos para este trabalho são a) salientar as necessidades de conforto térmico que uma pessoa necessita para o seu bem-estar. b) apontar soluções para sua aplicação. c) descrever exemplos de quando não há uma correta aplicação das metodologias de projeto de conforto térmico. O objetivo geral é compreender e analisar a aplicação do conforto término nas edificações e sua influência na arquitetura. Para o êxito destes objetivos utilizar-se-ão as seguintes metodologias: a) metodologia de pesquisa em referência de livros e artigos científicos. b) pesquisa em projetos e estudos de referência. c) discussão entre membros da equipe para definição de problemas, soluções e critérios a serem destacados no projeto. A expectativa deste trabalho é destacar o quão importante a aplicação do conforto térmico nas edificações é.
Uma casa bonita, por exemplo, não é arquitetura, sendo que ela precisa ser fu0ncional e possuir uma estrutura também, segundo os princípios de Vitrúvio.
Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Segundo Maria Marly de Oliveira, “São muitas as