Avaliação de Impactos Ambientais
Curso de Engenharia Ambiental – CUP – Palmas – TO.
1 Avaliação de Impactos Ambientais - AIA
O estudo de impacto ambiental é um procedimento que visa à prevenção e ao monitoramento dos danos ao ambiente, resultante de atividades antrópicas.
A seguir serão explicitados os principais conceitos básicos relacionados ao processo de Avaliação de Impactos Ambientais.
1.1 Conceitos
Environment: meio ambiente, ambiente. Apresentam-se, para meio ambiente, definições acadêmicas e legais, algumas de escopo limitado, abrangendo apenas os componentes naturais, outras refletindo as concepções mais recentes, que considera o meio ambiente um sistema no qual interagem fatores de ordem física, biológica e sócio-econômica (Nogueira, 2002).
Meio Ambiente: "As condições, influências ou forças que envolvem e influem ou modificam o complexo de fatores climáticos, edáficos e bióticos, que atuam sobre um organismo vivo ou uma comunidade ecológica e acaba por determinar sua forma e sua sobrevivência; a agregação das condições sociais e culturais (costumes leis, idioma, religião e organização política e econômica) que influenciam a vida de um indivíduo ou de uma comunidade" (Webster's, 1976, citado por Nogueira, 2002). "O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos, biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas" (Poutrel e Wasserman, 1977, citado por Nogueira, 2002). "O meio ambiente pode ser definido, a partir dos conceitos de ecologia, como um ecossistema visto sob a perspectiva auto-ecológica da espécie humana (COELHO, 2001; Nogueira, 2002). Assim, o meio ambiente está ligado não somente aos diversos fenômenos de poluição existente na sociedade industrial e à conservação dos recursos naturais que o definem num sentido restrito, mas também aos aspectos sociais, não comparáveis aos aspectos físicos e