Avaliação de impacto ambiental
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
UBERABA – MG
2012
DOUGLAS EDUARDO SILVA
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Trabalho apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro como parte das exigências à Conclusão da disciplina de Avaliação de Impacto Ambientais do curso de Pós-Graduação em Saneamento Ambiental sob orientação do Professor Dr. Joyce.
UBERABA – MG
2012
Avaliação de impacto ambiental
Resumo
O planejamento de impacto ambiental é toda alteração perceptível no meio compreendido que comprometa o equilíbrio dos sistemas naturais ou antroponizadores, podendo decorrer tanto das ações humanas como os de fenômenos naturais. Tais conceitos são diferentes de estudos de impactos ambientais. Sendo assim, os autores relatam e trata o termo como avaliação e preferem identificar a previsão da magnitude.
Critérios de avaliação:
São divididos em passos: * 1º - Passo - identificar o agente causador de tipo de dano. * 2º - Passo – Qualificar o tipo de impacto ambiental e diagnosticar de acordo com o a confiabilidade e métodos de coleta.
* Métodos de avaliação
Os impactos classificados evidencia-los. Existem métodos ou técnicas que auxiliam nessa tarefa. Estratégias – ordenar, qualificar, comparar, relacionar e especializar os impactos.
Sendo assim é organizada pelo menos sobre duas expectativas, a primeira seria identificar os impactos ambientais de forma global e a segunda seria definir o impacto ambiental em função da seleção dos processos como erosão e assoreamento.
Para ambas as perspectivas, há inúmeros métodos adotados, no entanto quando se analisa os planejamentos, observam-se cinco diferentes estratégias: inquisição, listagem, análise espacial, árvore de decisões e sistema de modelados e simulação.
* Métodos globais de avaliação de impactos
Os métodos ou técnicas de avaliação que envolve listagem podem ser construídos como listagem, controle ou matrizes.
A