avaliaçao de impacto ambiental
Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental São normalmente denominados de técnicas ou métodos de avaliação os instrumentos que visam identificar, avaliar e sumarizar os impactos de um determinado projeto ou programa.
Uma das classificações para estes métodos, segundo WESTMAN (1985), diz respeito à divisão em dois grandes grupos: 1 - enfoque econômico - métodos tradicionais de projetos como a análise custo-benefício, os quais buscaram uma quantificação dos aspectos ambientais, mensurando-os em termos monetários.
2 - enfoque quantitativo - métodos baseados no estabelecimento de um sistema de valores, os quais partindo do pressuposto do difícil estabelecimento de uma unidade de medida comum, aplicam desta forma, escalas de valores aos diferentes impactos medidos originalmente em suas respectivas unidades físicas ou em termos qualitativos.
Métodos Econômicos Segundo MOTTA (1990), o valor econômico do meio ambiente tem sido objeto de intensa discussão. Entretanto, é possível obter a expressão: valor econômico total = valor de uso + valor de opção + valor de existência, onde: - valor de uso é o valor atribuído pelas pessoas que realmente usam ou desfrutam o meio ambiente em risco; também chamado valor de uso presente;
- valor de opção é o valor atribuído para uso futuro, ao invés do uso presente, conforme compreendido no valor de uso;
- valor de existência é o valor mais difícil de conceituar e representa um valor atribuído a existência do meio ambiente independentemente do seu uso atual e futuro.
Na ausência de mercados que determinem o valor dos bens e serviços ambientais, as técnicas a seguir foram criadas para estimar estes valores (preços sombras), embora na maioria dos casos não seja possível estimar separadamente as parcelas que compõem o valor calculado. i - Métodos que utilizam o conceito da Produção Sacrificada Quando os efeitos ambientais são localizados ou