AVALIAÇÃO DE ESCOLAS
Questionário:
1) Por que pensar a escola leva-nos necessariamente a pensar a avaliação? Porque assim como a sociedade, a escola mudou, enquanto pertencente a uma comunidade viva, a escola é, sobretudo, formada por “gente” como aponta Paulo Freire, e acompanhando a sociedade atual que busca a qualidade, a avaliação torna-se importante para a escola, quando esta é compreendida em sua totalidade, pois através dos resultados obtidos dessa avaliação, pode-se procurar meios de resolver os problemas que naturalmente vão surgindo.
2) Cite as quatro gerações da avaliação educacional apontada pelos pesquisadores quando abordadas numa perspectiva histórica. 1ª Geração: Avaliação como medida. 2ª Geração: Avaliação como descrição. 3ª Geração: Avaliação como juízo de valor. 4ª Geração: Avaliação como construção social ou negociação.
3) Qual a preocupação da avaliação na geração da medida e qual era a função do avaliador nesse período? A maior preocupação dessa geração era o aperfeiçoamento de instrumentos para medir rigorosamente as aprendizagens dos alunos, e por ser expressa em números teria um resultado exato. A função do avaliador era técnica e os testes aplicados serviam para classificar seus alunos e medir seus progressos.
4) Como é denominada a ciência que estuda os exames e testes?
Segundo Landsfeere (1976, apud DEPRESBITERIS, 1991) a ciência que estuda os exames, os sistemas de atribuição de notas e os comportamentos dos examinadores e examinados é a docimologia.
5) Quais fatores exerceram grande influência na geração da avaliação como medida? Os testes destinados a medir a inteligência e as aptidões desenvolvidos pór Alfred Binet e Theodore Simon, em 1905, foram inspiradores dessa concepção. Outros dois fatores que tiveram forte influência nessa geração da medida foram: primeiro, a afirmação dos estudos sociais e humanos que na época começavam a ser desenvolvidos na Inglaterra, nos