resenha
3COMENTÁRIOS 44.901Visualizações
Por Felipe Arruda 04 mar 2011 - 16h 15
Se você nasceu depois de 1994, acredite: houve uma época em que não tínhamos internet. Ou melhor, a internet até existia, mas o HYPERLINK "http://www.tecmundo.com.br/internet/8949-20-anos-de-internet-no-brasil-aonde-chegamos-.htm" acessoa ela era restrito a militares e pesquisadores. Para piorar, no início a rede mundial de computadores servia basicamente para troca de emails, já que as páginas da web ainda não haviam sido inventadas.
Como boa parte das tecnologias, o desenvolvimento da internet também começou para fins militares. Em plena Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam uma forma descentralizada de comunicação e armazenamento de dados, que continuasse ativa mesmo que parte dela fosse bombardeada, por exemplo.
A tal rede foi desenvolvida em ambiente acadêmico, mas com o HYPERLINK "http://www.tecmundo.com.br/internet/8949-20-anos-de-internet-no-brasil-aonde-chegamos-.htm" financiamentode um órgão militar especialmente construído para esse fim, em 1958: a Advanced Research Projects Agency (ARPA), que estava diretamente vinculada ao Departamento de Defesa dos EUA.
Fonte da imagem: HYPERLINK "http://en.wikipedia.org/" \t "_blank" Wikipedia
A primeira demonstração da ARPANET, que podemos considerar como sendo a mãe da internet, aconteceu em 5 de agosto de 1968. Na internet é possível encontrar os mapas que mostravam os pontos conectados por meio da ARPANET. Em dezembro de 1969, por exemplo, a rede era composta por apenas quatro pontos. Muito diferente da visão que temos em março de 1977, quando dezenas de hosts estão interconectados.
Com o passar do tempo e o crescimento da ARPANET, a rede começou a ser utilizada também por universidades e, na década de 80, adotou o TCP/IP, protocolo atualmente em uso na internet, como tecnologia padrão para comunicação.
Aliado à popularização do computador pessoal (PC) e do TCP/IP, outra