Avaliação de empresas
Onde = Dividendos por ação esperados no período t
= Custo do patrimônio líquido A lógica do modelo é a de que o valor de qualquer ativo é o valor presente de fluxos de caixa futuros esperados descontados a uma taxa adequada ao grau de risco dos fluxos de caixa. Para obter os dividendos esperados, devemos levar em conta pressupostos sobre taxas de crescimento futuro esperado em lucros e rações de payout.
A taxa de retorno sobre uma ação é determinada pelo seu grau de risco, mensurado de diferentes formas em diferentes modelos _ o beta de mercado no modelo CAPM, e os betas fatoriais nos modelos de arbitragem e multifatoriais. ii.i)Variações do modelo de desconto de dividendos
a) Modelo de Gordon de Crescimento:
Modelo destinado a avaliar as ações de uma empresa de crescimento estável que paga o que pode em dividendos. Esse modelo associa o valor de uma ação aos seus dividendos esperados no próximo período, o custo do patrimônio líquido e a taxa de crescimento esperado em dividendos.
= Dividendos esperados no próximo ano
= Taxa de retorno exigida por investidores em ações g = Taxa de crescimento em dividendos por tempo indeterminado
Embora a exigência do modelo seja pela taxa de crescimento esperado em dividendos, os analistas devem ser capazes de verificar se a taxa de crescimento em lucros é a mesma do crescimento dos dividendos, condição para a empresa ser considerada realmente estável.
Para a taxa de crescimento poder ser considerada estável, ela deve ser