segurança do trabalho
Reconhecer as características básicas da redação técnica;
Identificar a estrutura de um relatório;
Exercitar esse tipo de redação.
Redação Técnica é a que constitui preocupando-se de preferência com a objetividade, a eficácia e a exatidão da comunicação”.
Características
Impessoalidade / Ausência de impressões individuais de quem comunica;
Impessoalidade de quem recebe a comunicação;
Caráter impessoal do próprio assunto tratado.
OBS: a clareza, a objetividade, a concisão e a formalidade contribuem para que seja alcançada a impessoalidade necessária.
Objetividade - Consiste no uso de termos adequados para que o pensamento seja expresso e entendido imediatamente pelo receptor.
Coesão - Ligação entre as idéias / Coerência - É a lógica do texto, relação de idéias entre os parágrafos e relação lógica entre a finalidade do serviço público ou não e os diversos tipos de comunicações oficiais.
Concisão - Deve-se transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. É a ausência de palavras supérfluas, redundâncias, passagens que nada acrescentam ao que já foi dito. / Clareza - Deve possibilitar a imediata compreensão pelo leitor. Contribuem para a clareza do texto: a impessoalidade, o uso culto padrão da linguagem, a formalidade e a padronização e a concisão /Formalidade - É a união de padrão culto, impessoalidade e estrutura do documento (também chamada de padronização).
Recomendações
Use sempre a ordem direta da frase (sujeito + verbo + complemento)
Conheça os verbos dicendi (ou declarativos) mais comuns
Verbo dicendi – «Cada um dos verbos como, p. ex., dizer, afirmar, exclamar, perguntar, responder, redarguir, que antecedem, mediata ou imediatamente, uma declaração, pergunta, etc.; verbo declarativo.» Atenção quanto ao uso das conjunções e demais conectivos; Ao longo do trabalho, lembre-se de seguir uma ordem lógica – tanto nos seus procedimentos, quanto no que você escreve. Avance consistentemente, sempre em uma mesma direção.