resenha Otimização da produção
Viviane de Almeida Nascimento
Universidade Federal de Sergipe, departamento de Administração vivialmeida27@hotmail.com Paiva Rafael Piatti Oiticica de, Reinaldo Morabito, Otimização do planejamento hierárquico da produção em usinas cooperadas do setor sucroenergético.
O artigo apresenta um modelo de otimização para o planejamento agregado da produção em usinas cooperadas do setor sucroenergético. Esta modelagem considera a relação hierárquica existente entre o planejamento anual da cooperativa e o planejamento tático de safra das usinas cooperadas. Está organizado da seguinte maneira: na seção 2, detalha-se o estudo de caso; na seção 3, discute-se a modelagem conceitual adotada; na seção 4, detalha-se o modelo matemático proposto baseado em programação linear (PL) e programação inteira mista (PIM); na seção 5, apresentam-se os resultados computacionais obtidos com a aplicação do modelo no estudo de caso; e, na seção 6, apresentam-se as conclusões e perspectivas para trabalhos futuros.
O estudo de caso deste trabalho está baseado em duas organizações, CRPAAA (Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas) e USC (Usinas Santa Clotilde), que compõem um único problema de planejamento hierárquico. A CRPAAA é composta por dez usinas em operação. a CRPAAA possui uma carteira de produtos composta pelos açúcares cristal standard, superior, especial, especial extra, refinado, VHP (Very High Polarization), VHP+ (Very High Polarization Plus) e VHPe (Very High Polarization especial); os alcoóis anidro (AEAC), hidratado (AEHC) e hidratado neutro (AEN) e o coproduto melaço. Possui um armazém para açúcar granel que comporta 100 mil toneladas de açúcar, além de uma cota de outras 72 mil toneladas nos armazéns da Empresa Alagoana de Terminais (EMPAT). Para a armazenagem dos açúcares ensacados, a CRPAAA possui um conjunto de armazéns que são capazes de estocar 175 mil toneladas de açúcar. Além disso, a CRPAAA possui um conjunto