Exemplos: citação na resenha científica reduzida
Nome(s) do(s) aluno(s)
E-mail(s)
Disciplina – Professor(a)
Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra resenhada. Cidade: Editora, ano da publicação. Número de páginas.
Introdução
As referências devem ser indicadas pela chamada AUTOR-Data ao longo do texto, colocando a descrição no final da resenha. No final, citar: nomes dos autores (pode ser abreviado, no máximo dois nomes e caso tenha mais nomes usar o et. al.); nome da revista, do livro ou outro; data (mês e ano da publicação). Há exemplos de uso das referências resumidas ao longo deste texto (ver próximo parágrafo) e das referências completas no final do texto. A resenha consiste em um texto de análise crítica sobre determinada obra (um livro, um artigo etc.) que exigirá em sua elaboração um conhecimento completo da obra e do assunto de que ela trata, além de fidelidade ao pensamento do autor e capacidade de juízo de valor. Segundo Lakatos e Marconi (1996, p. 243), “a resenha crítica consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista”. Portanto, é necessário pesquisar sobre o assunto tratado na obra lida para se elaborar uma visão crítica mais consistente.
Exemplo de citação direta com mais de 4 linhas
No fragmento a seguir, pode-se ver o uso da citação de um fragmento com mais de 4 linhas. Deve-se destacar o fragmento do corpo do texto, deixando um espaço antes da citação e outro após, com um recuo de 0,5cm (conforme o recuo dos demais parágrafos). Veja o exemplo a seguir:
Em termos de competitividade empresarial, a empresa pode utilizar-se de inovações tecnológicas para ampliar o ciclo de vida de seus produtos. Podendo melhorar a qualidade para obter uma maior satisfação de seus clientes, e com isto obter uma ampliação de sua participação no mercado (Market Share); ou ainda, obter uma otimização de seus custos oriundos