Escrevendo: fichamento, paper, resumo, resenha, esquema, artigo científico, comunicação científica, ensaio científico e relatório de pesquisa
Título Específico: Escrevendo: fichamento, paper, resumo, resenha, esquema, artigo científico, comunicação científica, ensaio científico e relatório de pesquisa.
Referência Bibliográfica
SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2010. 78-101p.
Texto (resumo):
Escrever não é fácil para quem é iniciante. Quem tem por finalidade adquirir domínio sobre a arte de escrever, deve praticar e ler com muita persistência até conseguir ter a capacidade de criar e recriar com suas próprias palavras o que os outros dizem, pensam.
Para escrever textos científicos, precisa-se seguir alguns princípios básicos, são eles: objetividade e coerência, clareza e precisão, imparcialidade, uniformidade e conjugação verbal.
Também encontramos no mesmo estilo de texto algumas abreviaturas, como por exemplo: art. – artigo, ed. – editora, et al. – e outros, etc. “O fichamento consiste na coleta de informações de obras pesquisadas por meio de apontamentos, anotações que serão utilizadas na futura elaboração do texto.” (Silva, 2010), ou seja, basicamente, o ato de anotar informações importantes a serem utilizadas no futuro. Há vários tipos de fichamento, as mais usadas são: fichas de indicação bibliográfica (autor, obra, assunto); de transcrição, para citação; de apreciação; de esquemas; de resumo; de ideias sugeridas pelas leituras; etc. Já o paper, ao contrário do fichamento, “é um texto transcrito de uma comunicação oral” (Silva, 2010). O texto pode ser escrito na íntegra ou em parcelas (resumo). São documentos, geralmente, experimentais e que trabalha no campo da dedução (hipótese). Resumo é o tipo textual mais utilizado por alunos e professores nas universidades. O conceito de resumo é a “apresentação sintética e seletiva das ideias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas. Nele