Seminario de pesquisa em arte
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CURSO: ARTES VISUAIS
DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARTE
PROFESSOR: ODAILTON ARAGÃO
ALUNA: AMANDA FERNANDES DOS SANTOS
Metodologia Científica
(fichamento, ficha, resumo, resenha, artigo científico)
Teresina, PI, 27 de novembro de 2013.
1. Fichamento:
Fichamento é um método de armazenamento, controle e consulta de informações sobre livros ou documentários através da elaboração de fichas. Utiliza-se técnicas de resumo e resenha para a elaboração de seu conteúdo, que é feito em fichas com padrão de elaboração e disposição do conteúdo de forma que se localizem estas informações posteriormente.
A ficha, sendo de fácil manipulação, permite a ordenação do assunto, ocupa pouco espaço e pode ser transportada de um lugar para outro. Até certo ponto, leva o indivíduo a pôr ordem no seu material. Possibilita ainda uma seleção constante da documentação e de seu ordenamento.
CLASSIFICAÇÃO:
- Textual: é o que capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos etc., ligados às ideias principais.
- Temático: reúne elementos relevantes do conteúdo de um tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulo destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de ideias do leitor. As transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação da fonte. As que trazem uma síntese das ideias dispensam as aspas, mas exigem fonte completa. E as que trazem ideias do leitor, não exigem nada.
- Bibliográfico: consiste em uma resenha ou comentário que dê ideia do que trata a obra, sempre com indicação completa da fonte. O fichamento bibliográfico completa a documentação textual e temática e representa um importante auxiliar do trabalho.
2. Ficha:
A ficha é um instrumento de trabalho imprescindível. Como o investigador manipula o material