WEBQUEST
A WEBQUEST é uma metodologia didática e investigativa de forma criativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet. Esse conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA). Para desenvolver uma WEBQUEST, é necessário criar um site, que pode ser construído com um editor de HTML.
Essa forma de trabalho é elaborada pelo professor com questões á serem solucionadas por seus alunos, através de consultas das fontes de informações como livros, vídeos, entrevistas com pessoas e mesmo sites ou páginas na web. São atividades que poderão ser aplicadas no ensino fundamental, médio e superior.
Com o cumprimento das tarefas, os alunos irão transformar as informações, compreendendo-as e armazenando-as. Isso irá favorecer o compartilhamento dos saberes pedagógicos, por ser uma ferramenta aberta de cooperação e intercâmbio docente de acesso gratuito.
A formulação do trabalho é constituída de:
Introdução: Seria uma orientação dada aos alunos, sobre o que eles irão encontrar na atividade proposta.
Tarefa: Propor o percurso a ser percorrido pelos alunos.
Processo: Detalhes de como subdividir as tarefas, os papéis que cada aluno deve assumir e as estratégias do trabalho.
Recursos: Disponibilizar lista de sites da web, e referências bibliográficas para a realização do trabalho.
Avaliação: Esclarecer como o aluno será avaliado.
Conclusão: Resume os assuntos e objetivos atingidos na WEBQUEST.
O desenvolvimento final do trabalho em grupo poderá ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar, um material de divulgação, entre outros.
Pedagogicamente falando, a utilização da WEBQUEST pode levar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes como:
a. Modernizar os modos de fazer educação;
b. Garantir o acesso á informação autêntica e atualizada;
c. Promover uma aprendizagem cooperativa;
d. Favorecer as habilidades do conhecer;
e. Incentivar a criatividade.
No