Webquest
Webquest foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo; atualizando os meios utilizados na educação, propiciando a autoaprendizagem, é uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando principalmente os recursos da internet, estimulando o pensamento crítico e a criatividade. Sua elaboração é realizada pelo professor, para ser geralmente utilizada pelos alunos e, tem como fonte livros, vídeos, entrevistas e textos disponibilizados na internet.
1.1. Objetivo
Atualizar os meios utilizados na educação, a fim de torna-los mais interessantes para os alunos.
Tornar mais atraente para época atual;
Garantir acesso a um número maior de informações sobre o conteúdo estudado;
Incentivar a aprendizagem em grupo;
Possibilitar o aprender a aprender;
Ampliar o trabalho desenvolvido pelo professor, para a construção do seu material didático;
Estimular a criatividade de professores e alunos;
Compartilhar conhecimentos pedagógicos;
Despertar o interesse aos alunos pela pesquisa.
Incentiva o uso da informática.
1.2. Vantagens
A webquest tem como vantagem sua adaptação a diversas áreas ambientais e tecnológicas, sistematizando a pesquisa e dinamizando o processo de ensino escolar. Ela permite trabalhar em equipe, para pesquisar, estudar, acessar e selecionar informações externas ao mundo em que vive.
1.3. Desvantagens
Como todo recurso, a webquest também é limitada em alguns campos. Sua estruturação pode levar à inflexibilidade do professor na condução dos trabalhos, podendo ser, se conduzida por profissionais despreparados, apenas uma ferramenta de instrução programada, não desenvolvendo a aprendizagem.
2. Conclusão
Conclui-se que Webquest utiliza a internet como principal ferramenta, procurando sempre aproveitar da variedade e riqueza de informações do mundo virtual, gerando assim, novos conhecimentos.
Além disso,