Bioquimica
Streptococcus pneumoniae ou informalmente Pneumococo é uma espécie de bactérias Gram-positivas, pertencentes ao gênero Streptococcus, com forma de cocos que são uma das principais causas de pneumonia e meningite em adultos, e que causam diversas doenças no ser humano.
A bactéria Streptococcus pneumoniae é pertencente à família Streptococcaceae, comumente encontrada na mucosa da nasofaringe e orofaringe de seres humanos sadios. É o patógeno bacteriano mais comum em casos de otite média aguda e pneumonia, e o segundo mais importante em casos de meningite em crianças menores de dois anos. Nos Estados Unidos e Europa, 25 a 40 % dos casos de meningite são causados por esse agente etiológico.
Os pneumococos são sensíveis à optoquina ou bílis, detergentes fracos, ao contrário de outros estreptococos, e esta característica é útil para distingui-los. São bactérias que são transmitidas facilmente de pessoa para pessoa por meio de espirros, objetos infectados, etc, sendo as causadoras da pneumonia.
Ao contrário dos estafilococos, a resistência à penicilina é devida não à penicilinase, mas a proteínas que se ligam ao antibiótico inibindo a sua ação sem o destruir.
De acordo com o site http://www.saude.hsw.uol.com.br a doença pneumocócica é o nome coletivo para as infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo. Essa bactéria se sente à vontade em todo o corpo. Os tipos mais comuns de infecções causadas pela Streptococcus pneumoniae são as do ouvido médio, a pneumonia, a bacteriemia (infecções na corrente sanguínea), as infecções do sinus e a meningite bacteriana. Existem mais de 90 tipos de pneumococos, com os dez tipos mais comuns responsáveis por 62% das doenças invasivas no mundo.
Segundo ainda o citado site aqueles que estão infectados carregam a bactéria em sua garganta e a expelem quando tossem ou espirram. Como qualquer outro germe, a Streptococcus pneumoniae pode infectar qualquer um, mas