Avaliação de empresas
1. INTRODUÇÃO
A partir da década de 1960, surgiram diversas abordagens de avaliação de empresas e muitas metodologias foram criadas, podendo ser utilizadas em conjunto ou separadamente. As metodologias mais utilizadas para avaliar empresas são método contábil patrimonial, método do fluxo de caixa descontado, método dos múltiplos, também conhecido como método de avaliação relativa, e método EVA MVA.
Segundo pesquisa feita pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) em 2001, 88% dos avaliadores usam o método do fluxo de caixa descontado em suas avaliações e 82% empregam o método dos múltiplos. De acordo com essa mesma pesquisa apenas 23% dos avaliadores preferem utilizar uma única abordagem, ao passo que 60%preferem usar duas abordagens e 18% três.
Trizi e Pacheco (2006) comprovaram em suas pesquisas, que grande parte dos avaliadores mais de um método e que os preferidos são fluxo de caixa descontado e o método dos múltiplos (Avaliação de Empresas, Martelanc, Roy, pag. 03).
Avaliar empresas é tarefa de extrema importância diante da realidade econômica atual.
Ao se avaliar uma empresa, é importante que se conheça o motivo que levou à busca dessa avaliação. Pois, o objetivo pelo qual está se realizando a avaliação é determinante na atribuição do valor uma vez que, avaliar uma empresa que está se instalando e outra que já está em funcionamento é completamente diferente.
A determinação do valor das empresas é fator chave nas negociações de fusões e aquisições e tem como objetivo estimar uma faixa de referencia que sirva como base nessas negociações.
Com o atual desenvolvimento do mercado, as empresas buscam ferramentas para gerir da melhor maneira suas tomadas de decisões, com acompanhamentos diários em diversos setores, um deles é a parte gerencial financeira, que com suas informações em concordância, traz todas as informações para o desenvolvimento da atuação