Administração Financeira e Orçamentaria
Aluno: Ana Paula Macedo
Curso: EAD- Administração
Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas.
Entre os indicadores financeiros que podem ser considerados, constam retornos sobre o investimento, o valor econômico agregado, a lucratividade, o aumento de receitas, redução de custos e outros objetivos de cunho financeiro que estejam alinhados com a estratégia da organização. Na perspectiva financeira, as medidas financeiras indicam se a empresa está obtendo êxito com as estratégias definidas, implementadas e executadas.
O BSC associa as ações Estratégicas, Operacionais e Organizacionais, estabelecendo um processo estruturado para criação de medidas apropriadas e objetivas em todos os níveis, permitindo a integração entre grupos de ações e garantindo o alinhamento de toda a organização.
Assim, a partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o Balanced Scorecard permite expor a estratégia de forma bastante clara, por meio de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos interno, aprendizado e crescimento, sendo que todos estes se interligam, formando, portanto uma relação de causa e efeito.
Em geral, esse êxito é medido pela sua lucratividade, pelo seu crescimento e pelo incremento do valor para o acionista (shareholder value). Se os indicadores financeiros não mostram o esperado, pode haver problemas na execução, na implementação ou definição das estratégias.
Kaplan & Norton (1997) identificaram três estágios do negócio: Estágio de rápido