Avaliação da aprendizagem escolar
Saionara Silva
O que é um texto dissertativo-argumentativo? É a exposição clara e objetiva de determinado assunto, agregando-se argumentos que validem a posição do autor. Dessa forma, o texto argumentativo-dissertativo cumpre seu objetivo: o de informar e de convencer o leitor de que seu posicionamento é sensato.
Como o texto dissertativo-argumentativo é estruturado? O texto dissertativo é composto por três partes essenciais: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
INTRODUÇÃO
Na introdução é que se define o que será dito, e é nessa parte que o escritor deve mostrar para o leitor que seu texto merece atenção. Um bom começo desperta no leitor a vontade de continuar lendo-o. A introdução envolve o problema a ser analisado. Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo. Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.
A introdução pode apresentar:
- Afirmação geral sobre o assunto (ou definição)
- Consideração do tipo histórico-filosófico
- Citação
- Comparação
- Uma ou mais perguntas
- Narração - Descrições - Frases nominais
* Exemplos de introduções: * O som invade a cidade. Buzinas estridentes atordoam os passantes. Edifícios altíssimos cobrem os céus cinzentos da metrópole. Uma fumaça densa e ameaçadora empresta a São Paulo o aspecto de fotografias antigas sombreadas pela cor do tempo. É a paisagem tristonha da poluição. ................................ * Baixos salários. Médicos descontentes. Enfermagem pouco qualificada. Falta de medicamentos. Desvio de verbas. Hospitais insuficientes e mal aparelhados. Atendimento precário. Esse é o retrato da saúde pública brasileira.