Engenharia de processos
Há seguir comentaremos um pouco sobre alguns tipos de materiais e tipos de processos práticos que podemos fazer para obtermos dados técnicos sobre sua dureza e propriedades.
Materiais submetidos ao tratamento são:
SAE1020
SAE1045
SAE 4340
• OS PROCESSOS E SUAS ETAPAS
Foram realizados alguns processos para todos os materiais, uns dos principais passos foram.
• SERRA DE CORTE
“Foi utilizado uma barra com diâmetro de ½” para os testes, após essa etapa foi utilizado uma serra com disco de corte para realizar os cortes das barras.
Corte: a amostra a ser analisada deve ser cortada de forma a não sofrer alterações pelo método de corte. Usa-se o método a frio, em geral serras, para o corte primário, ou seja, para se separar a porção aproximada que será analisada. Na sequencia, usa-se um equipamento denominado "Cut-Off" que faz um corte mais preciso, utilizando-se de um fino disco abrasivo e farta refrigeração, a fim de não provocar alterações por calor na amostra.
Nota: As serras devem ser utilizadas com corte lubrificado para evitar queima do material podendo ocasionar perda nas propriedades do aço assim não podendo obter um bom resultado na metalografia as serras podem ser de Aresta de corte revestida com diamante, permanentemente ligada a um corpo de aço resistente, proporciona suficiente folga para cortar a altas velocidades.
• POLITRIZ
Depois de serrada foi utilizado um processo de polimento com base de água com lixas de camada finas para melhor acabamento antes da medição da dureza.
• Lixamento: são utilizadas lixas do tipo "Lixa d'água", fixadas em discos rotativos.
Normalmente inicia-se o lixamento com a lixa de granulometria 220, seguida pelas lixas 320, 400 e 600. Em alguns casos usa-se lixas mais finas que a lixa 600, chegando-se a 1000