Curriculo escolar e avaliação da aprendizagem
DISCIPLINA: CURRICULO ESCOLAR E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROFESSORA: ANA CÉLIA DE OLIVEIRA PAZ
ATIVIDADE SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
01-CITE CONCEITOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DOIS AUTORES FAÇA UMA ANÁLISE A RESPEITO DE CADA CONCEITO.
R= Nunca se falou tanto de avaliação como atualmente. De fato, esta área ela constitui uma das vertentes abordadas nos estudos realizados durante o período de experimentação da reforma educativa. O novo sistema de avaliação implementado em Portugal por exemplo, ele apresenta uma coerência com as tendências atuais da avaliação, baseando-se na Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986, que tem como princípios, sumariados por Lemos, Campos, Conceição e Alaiz (1993): a promoção da igualdade de oportunidades, a promoção do sucesso, a continuidade, a positividade, a correção, a compreensão e, ainda, a promoção da participação de todos os envolvidos na definição dos percursos escolares. As mudanças introduzidas na avaliação inserem-se nas alterações surgidas em nível das finalidades da educação e no alargamento da escolaridade obrigatória.
Agora vamos aprofundar sobre os conceitos fundamentais de avaliação da aprendizagem apresentando autores que abordaram sobre o assunto:
Segundo Nevo (1990), quase tudo pode ser objeto de avaliação, constituindo a avaliação das aprendizagens uma parte da avaliação do sistema educativo. Começou a falar-se na avaliação aplicada à educação com Tyler (1949), considerado como o pai da avaliação educacional. Ele encara-a como a comparação constante entre os resultados dos alunos, ou o seu desempenho e objectivos, previamente definidos. A avaliação é, assim, o processo de determinação da extensão com que os objectivos educacionais se realizam. Outros autores, Bloom, Hastings e Madaus (1971), também relacionam a avaliação com a verificação de objectivos educacionais. Em função da