Chupisco

3531 palavras 15 páginas
SAMANDA CARO RENDA 27000
CARRO 38390
ENTRA 7690
Y

PEDAGOGIA

As áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos

Entendemos por áreas de atuação as atividades básicas que identificam uma instituição escolar e asseguram seu funcionamento, tendo em vista a melhor aprendizagem dos alunos.
Essas aréas de atuação estão articuladas entre si, formando três blocos: o primeiro, de áreas vinculadas às finalidades da escola (projeto, currículo, ensino); o segundo, daquelas relacionadas aos meios (práticas de gestão e desenvolvimento profissional); o último, o da avaliação, envolvendo todas as demais áreas, incluindo os objetivos e os resultados.

Seis áreas de atuação da organização e da gestão da escola

1. O Planejamento e o projeto pedagógico-curricular

Com a disseminação das práticas de gestão participativa, foi-se consolidando o entendimento de que o projeto pedagógico deveria ser pensado, discutido e formulado coletivamente, também como forma de construção da autonomia da escola, por meio da qual toda a equipemé envolvida nos processos de tomada de decisões sobre aspectos da organização escolar e pedagógico-curriculares.
A efetivação da prática de formulação coletiva do projeto pedagógico ainda é, na maior parte dos casos, bastante precária. Em boa parte das escolas, predomina o modelo burocrático de gestão: decisões centralizadas, falta de espírito da equipe, docentes ocupados apenas com suas atividades de aula, relações entre professores e alunos ainda formais e regidas por regras disciplinares.
O projeto pedagógico-curricular é o documento que reflete as instenções, os objetivos, as aspirações e os ideias da equipe escolar, tendo em vista um precesso de escolarização que atenda a todos os alunos. Seguem-se quatro razões que justificam a importância desse projeto.
a) A formação implica valores, convicções e práticas educativas muito concretas,

Relacionados

  • Chupisco
    751 palavras | 4 páginas