Termologia
Aluna: Maria Clara
9° ano
Professor(a): Jéssyca
ÍNDICE
A história da termologia; Quem começou a estudar termologia? Evoluções da termologia; Escalas termométricas; Escala Absoluta; Experimento;
A história da Termologia
Termologia é uma parte da física que estuda as manifestações dos tipos de energia que produzem variação de temperatura, ou também, a mudança de estado físico. Termologia se estuda de que forma o calor pode ser trocado de corpo em corpo.
No século VI a.C, os gregos achavam que o calor e o frio faziam parte da causa da evolução do mundo, eles já sabiam que os corpos aumentavam o volume quando aquecidos, e diminuíam quando resfriados. Então, no século XVI, a necessidade de se descobrir as causas do quente e do frio, ou seja, temperatura, fez com que grandes cientistas, como Galileu Galilei e Evangelista Torricelli, ficassem preucupados com a criação de termômetros, baseados na dilatação dos corpos. Nos seguintes anos, vários tipos de termômetros foram criados de maneiras diferentes. Alguns desses ficaram famosos e são usados até hoje. Existem várias escalas para se medir a temperatura de um corpo. Entre as mais usadas estão a Fahrenheit (ºF) e a Celsius (ºC). A escala Celsius se baseia em duas temperaturas:
- a temperatura de solidificação (ou fusão) da água, que é a temperatura de passagem do estado líquido para o sólido (ou vice-versa).
- a temperatura de vaporização (ou condensação) da água, que é a temperatura de passagem do estado líquido para o gasoso (ou vice-versa).
Para a temperatura de solidificação é adotado o valor de 0º C; para a temperatura de condensação, 100º C.
A origem da escala Fahrenheit é menos simples. O importante para o nosso estudo é que as citadas temperaturas na escala Celsius equivalem respectivamente a 32º F e 212º F.