Chupisco
751 palavras
4 páginas
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL FREDERICO GUILHERME SCHMIDTESCOLA TÉCNICA INDUSTRIAL
Rua Bento Gonçalves, 1171 - São Leopoldo, RS CEP: 93010-220 -: (51) 3592.1795 Fax: Ramal 32 - e-mail: etefgs@gmail.com
METROLOGIA
DANIEL DA SILVA TANSKI
12M2
SÃO LEOPOLDO, 2014.
MEDIÇÃO EM 3D
INTRODUÇÃO:
O projeto de novas máquinas exige níveis de perfeição cada vez mais altos, tanto no aspecto dimensional quanto no que se refere à forma e à posição geométrica de seus componentes. Ao lado disso, a indústria vem incorporando recursos de fabricação cada vez mais sofisticados, rápidos e eficientes. Dentro dessa realidade dinâmica, surgiu a técnica de medição tridimensional, que possibilitou um trabalho de medição antes impossível por meios convencionais ou então, feitos somente com grande esforço técnico e/ou com grande gasto de tempo.
No detalhamento de um projeto mecânico, as especificações de forma, tamanho e posição estão contidas num sistema coordenado tridimensional. Entre as especificações, encontramos diâmetros, ângulos, alturas, distâncias entre planos, posição perpendicular, concentricidade, alinhamento etc. Para cada item requerido, deve-se procurar um meio de verificação. Por isso, para medir uma peça, tornam-se necessários diversos instrumentos, o que naturalmente leva a um acúmulo de erros, pois cada instrumento possui o seu erro, conforme norma de fabricação.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO E SISTEMA DE LEITURA:
A Máquina de Medir Coordenadas (MMC) manual consiste de uma base de referência rigorosamente plana, sobre a qual desliza horizontalmente um corpo guiado no sentido Y. Esse corpo possui, por sua vez, outro corpo que desliza horizontalmente, e é perpendicular ao anterior, no sentido X. Finalmente, há um terceiro corpo que se movimenta verticalmente, e é perpendicular aos anteriores, no sentido Z. No lado externo inferior do eixo vertical Z é acoplado um sensor especial (mecânico, eletrônico ou óptico) que