reavaliação
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
ADRIANA MIRANDA SANTANA
REAVALIAÇÃO DA PRIMEIRA UNIDADE:
Analise acerca da formação do estado moderno.
Vitória da Conquista-BA
Novembro de 2014.
ADRIANA MIRANDA SANTANA
REAVALIAÇÃO DA PRIMEIRA UNIDADE:
Analise acerca da formação do estado moderno
Reavaliação da I unidade na disciplina Moderna I, Abordando a formação do estado moderno com base
Nos textos trabalhados em aula, como parte dos
Requisitos necessários de avaliação no curso de
Licenciatura pela em história da Universidade Estadual
Do Sudoeste da Bahia- UESB
Prof.MS: Roberto de Oliveira Silva
Vitória da Conquista-BA
Novembro de 2014
Na Idade média o sistema de produção que imperava era o de agricultura servil com uma política descentralizada, tal estrutura mudará consubstancialmente na idade moderna. Como se dá estas transformações? O que as impulsiona? São perguntas que muitos estudiosos se fizeram e traçaram respostas, as quais nos auxiliam no entendimento deste processo tão fundamental para as sociedades posteriores.
Karl Marks em seu livro os economistas no capítulo: Assim chamada acumulação primitiva de capital, trabalha com a idéia de um estado formado sobre a estrutura que ele chama de produção primitiva de capital ou o mercado. Este mercado será impulsionado por mudanças estruturais nas relações de trabalho entre o senhor feudal e o camponês e nestas significativas transformações uma nova classe surgirá, a burguesia, formando um novo quadro social, a nova estrutura trará consigo a necessidade de uma melhor coordenação a qual o governo em feudos não responderá as necessidades vigentes.
Para se entender melhor este processo iremos decorrer sobre alguns fatos importantes entre meados do século XIV e XV na Europa Central.
A Inglaterra começa um processo de transformação no campo, há uma desapropiação de início pequena das lavouras, que são transformadas em