AVALIAÇAO NA ALFABETIZAÇAO
Gabriela Regina Barcelos Gotta
Professora Dr. Carla Netto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0569) – Processos de Alfabetização
12/ 12/ 2013
RESUMO
A avaliação é parte integrante de todo o processo de ensino e aprendizagem, sendo uma ferramenta utilizada em todos os meios da sociedade desde a infância onde se dá o inicio da alfabetização até a maturidade escolar e profissional. Baseado nos princípios do construtivismo e de uma avaliação formativa continuada e diagnóstica, o objetivo deste paper será de verificar a atuação do professor e do aluno como co-autor da sua avaliação. É importante ressaltar a importância do diálogo diário durante as atividades propostas e que o processo de avaliação seja sempre contínuo, provocando situações que tornem capaz a reflexão e ação do aluno. A partir do método de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, constatou-se que o conhecimento é o objeto principal da avaliação, dando real importância a tudo o que a criança produz e realiza na escola ou deixa de fazer, ou seja, onde toda a ação da criança pode ser incorporada ao processo de avaliação. Palavras-chave: Alfabetização. Avaliação. Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
O estudo deste paper abordará o processo de avaliação como parte integrante das classes de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental, onde o conhecimento é o objeto principal dos instrumentos utilizados durante as avaliações das crianças. Sendo as primícias do mesmo extraído da teoria do construtivismo, no qual o aluno constrói o conhecimento sendo co-autor durante o processo contínuo de sua avaliação. Diferente da avaliação tradicional onde a aquisição da nota torna-se mais importante que o conhecimento que o aluno irá construir.
Será verificada a atuação do professor, no que se refere aos instrumentos de avaliação nas turmas de alfabetização, dando ênfase para as diversas oportunidades que o