toyotismo
Iniciou- se um processo sócio-histórico de reestruturação produtiva devido a crise do capital no século XX principalmente nos EUA, Europa Ocidental e Japão que influenciou o mundo do trabalho surgindo no meio da III Revolução Industrial que impulsiona a Revolução Tecnológica.
O desenvolvimento do modo de produção capitalista- industrial e a reestruturação do capital foram marcados pelas inovações fordistas – tayloristas, que alteraram os métodos de produção de mercadoria em vários setores da indústria e dos serviços. A introdução desse “modelo produtivo” foi lenta, desigual e combinada, atingiu de forma diferente entre países e regiões, setores e empresas da indústria ou de serviços.
O novo complexo de reestruturação produtiva trata de inovações sociais interiores e exteriores. As principais inovações interiores à produção capitalista são: inovações organizacionais, inovações tecnológicas, inovações sócio-metabólicas.
Por volta da década de 1990, esse impulso ideológico do toyotismo, atingiu, com mais força o capitalismo brasileiro. A concorrência entre indústria e a expansão dos valores de mercado contribuíram para a adoção dessa nova forma de exploração da forma de trabalho e da organização capitalista no Brasil.
Apesar de o toyotismo ter começado no Japão, nos anos 1950, é a partir da mundialização do capital no decorrer da década de 1980, que o toyotismo assume uma categoria universal com particularidade regionais, nacionais, de setores e empresas.
Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.
Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
Amiga, hoje eu vim aqui só para dizer o que eu sempre lhe digo, aquilo que você já está cansada de ouvir e já sabe de cor. Você sabe que eu te amo muito, que sem você nada aqui teria sentido. Obrigada por estar sempre comigo, me ouvir, até mesmo por