TOYOTISMO
Administração
João Batista Libanio – Arte de Forma-se
Tomasina Canabrava Onizia de Atima Assunção Vieria - Treinamento & desenvolvimento para Empresas que Apredem
TOYOTISMO
São Paulo
2014
Universidade Cidade de S. Paulo
Administração
AUTORES
TOYOTISMO
Trabalho sobre o toyotismo, O sistema Toyota de produção denominado Toyotismo ou Administração Enxuta, surgiu na década de 70.
São Paulo
2014
SUMARIO O Toyotismo – também conhecido como Administração Enxuta é um modelo de produção industrial idealizado por Eiji Toyoda (1913-2013) e difundido pelo mundo a partir da década de 1970 após a sua aplicação pela fábrica da Toyota, empresa japonesa que se despontou como uma das maiores empresas do mundo na fabricação de veículos automotivos.
A característica principal desse modelo é a flexibilização da produção, ou seja, em oposição à premissa básica do sistema anterior — o fordismo, que defendia a máxima acumulação dos estoques —, o toyotismo preconiza a adequação da estocagem dos produtos conforme a demanda. Assim, quando a procura por uma determinada mercadoria é grande, a produção aumenta, mas quando essa procura é menor, a produção diminui proporcionalmente.
Ainda na década de 1950, Eiji Toyoda visitou algumas fábricas norte-americanas a fim de melhor conhecer os seus respectivos processos produtivos
Toyoda não tardou em perceber que o seu país, o Japão, vivendo um complicado período pós-guerra, não conseguiria se adequar àquele modelo industrial. Esse foi o início para que, mais tarde, ele viesse a idealizar um sistema em que a produção ocorresse de forma mais flexibilizada.
1 TOYOTIMO X FORDISMO
A ruptura entre, os sistemas Toyotismo e Fordismo está no abandono da ideia de que peças, empregados, fornecedores e consumidores são intercambiáveis,(isto é quando as coisas não vão bem).