auxílio reclusão
Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
AUXÍLIO-RECLUSÃO NO BRASIL
LÍGIA MARIA DE BRITO COUTINHO
Macaé/Rio de Janeiro
2010
LÍGIA MARIA DE BRITO COUTINHO
AUXÍLIO-RECLUSÃO NO BRASIL
Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação lato sensu TeleVirtual em Direito Previdenciário, na modalidade Formação para o Magistério Superior, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito Previdenciário.
Universidade Anhanguera-Uniderp
Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Orientador: Prof. Renato de Almeida Vargas Paixão
Macaé/Rio de Janeiro
2010
TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Declaro, para todos os fins de direito e que se fizerem necessários, que isento completamente a Universidade Anhanguera-Uniderp, a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, e os professores indicados para compor o ato de defesa presencial de toda e qualquer responsabilidade pelo conteúdo e idéias expressas na presente monografia.
Estou ciente de que poderei responder administrativa, civil e criminalmente em caso de plágio comprovado.
Macaé, 26 de abril de 2010.
Lígia Maria de Brito Coutinho
RESUMO
O presente trabalho visa apresentar de forma sucinta, o benefício previdenciário denominado de auxílio-reclusão. Cabe salientar então que o papel da previdência social é reduzir as desigualdades sociais e econômicas por intermédio de uma política de distribuição de renda, concedendo benefícios para as populações mais carentes. Um destes benefícios é o auxílio-reclusão, que possui natureza alimentar e destina-se a garantir a subsistência dos dependentes do segurado, enquanto este estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto e impossibilitado de atender às necessidades básicas e essenciais de sua família. Este trabalho apresentará a origem da previdência até a inserção da Seguridade Social pela Constituição Federal de 1988, bem como, a evolução histórica da previdência social no Brasil,