Autoridade em sala de aula
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNACULAS
LETRAS PORTUGUÊS
É POSSÍVEL TER AUTORIDADE EM SALA DE AULA SEM SER AUTORITÁRIO?
SÃO CRISTÓVÃO
2012
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO GERAL
INTRODUÇÃO
A autoridade está ligada ao discurso daqueles que estão envolvidos no contexto educacional ao que se diz respeito à (in) disciplina. Todos sabemos que o papel social do professor é ter domínio sobre o conteúdo e dá ordens ao que se diz respeito do bom andamento do ensino-aprendizagem e o aluno tendo a seguir as ordens de maneira que isso facilite o seu aprendizado.
Nas instituições escolares a autoridade vem sendo confundida com autoritarismo, não dando direito aos aprendizes de se posicionarem em relação as diversas questões que ocorrem no contexto escolar e isso acaba enfraquecendo cada dia mais a relação professor-aluno.
A (IN) DISCIPLINA E O DISCURSO DE AUTORIDADE
A autoridade é algo que vai contra a liberdade, visto como algo que se impõe ao outro, mas podemos observar que existem dois tipos de autoridade: a autoridade que usa da força e da violência e a autoridade por competência na qual alguém possui prestígio e capacidade em determinada coisa.
É importante lembrar que autoridade não pode ser confundida com autoritarismo, o professor não pode ser abusivo e fazer os alunos obedecerem através de castigos.
A autoridade do professor é fundamental na aprendizagem por este possui “formas de conhecimento e critérios de valor” que são publicamente estabelecidos. Através da autoridade do professor o aluno aprende a se comportar de acordo com a realidade vivida e a transformá-la de forma civilizada.
A AUTORIDADE AUTORITÁRIA
A autoridade autoritária é relacionada à educação religiosa ou militar, que dominou por muito tempo, o trabalho pedagógico. Os alunos ao estabelecerem, não acreditam no poder daquela autoridade, mas fazem porque são obrigados e isso acaba fazendo com que o professor se torne mais autoritário e