Autoridade e autoritarismo
EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia da Educação I como Avaliação Parcial do 2º bimestre
Docente: Emerson Rodrigo Camargo
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS
JABOTICABAL- SP
2012
AUTORIDADE E AUTORITARISMO
6. Quando o professor confunde autoridade com autoritarismo?
7. porque exigir obediência cega ao aluno é um risco?
Autoridade – sf. 1. Direito ou poder de fazer-se obedecer, de dar ordens, tomar decisões, agir, etc. 2. Aquele que tem esse direito ou poder. 3. fig. Influência, prestígio.
Autoritário – adj. relativo à autoridade; que se firma numa autoridade forte, ditatorial; revestido de autoritarismo; dominador; impositivo; a favor do princípio de submissão cega à autoridade.
Esse é o conceito etimológico que encontramos no dicionário de língua portuguesa de ambas as palavras. Se pensarmos na situação, poderemos perceber que somos vítimas constantes do autoritarismo. Uma situação bem comum e que serve de exemplo, é que já fui vítima é do autoritarismo de policiais, que devido ao poder que tem acabam se aproveitando desse poder, aplicando multas em situações em que não é constatada irregularidade alguma, e se demostrarmos qualquer tipo de reação, somos prejudicados ainda mais.
Na minha visão quem detém esse direito e poder deve ter responsabilidade e possuir uma formação ética e abrangente para assumir qualquer função. A situação acima é um exemplo de desvio de comportamento da parte de que deveria exercer com plenitude a justiça igualitária para todos, sem distinção.
Nessa mesma linha de pensamento, podemos abordar também o ambiente escolar. A relação professor-aluno têm se mostrado abalada pelo autoritarismo, pois não o diálogo entra as partes para definirem regras e limites, por isso pode-se constatar