Autoridade
INTRODUÇAO
O presente trabalho foi realizado através de uma visita á uma escola estadual em Santa Cruz de Minas, MG, em uma turma da quarta série do ensino fundamental. A escola em questão tem educação integral, e a maior parte dos alunos da sala do quarto ano estão inseridos nesse projeto, por isso são crianças que passam mais tempo na escola do que com a família, portanto, fica visível que são crianças carentes de atenção. Através dessa visita á instituição e entrevista á uma das docentes, percebe-se como é complexo o cotidiano escolar, pois as relações são intensa, visto que, ali se encontra seres diferentes, cada qual com seu modo de pensar e agir.
Um dos fatos mais marcantes observado na aula da turma do quarto ano foi como os diferentes tipos de autoridade, em que exercem as professoras ajudam ou afetam o comportamento e o rendimento pedagógico, visto que, uma das docentes tem por método a autoridade autoritária e a outra liberal, com isso a (in) disciplina dos alunos também é diferente em cada aula.
Outro fato que nota-se na instituição visitada, foi à falta de organização e de recursos materiais, esse descaso com a educação só vem a afetar o ensino e o trabalho do professor, pois para suprir essa carência do ensino publico, o docente tem que improvisar para cumprir seu objetivo.
Caracterização da escola
A sociedade contemporânea deixa muito á desejar em relação aos seus filhos, visto que, o pai e a mãe trabalham, ou a família não possui uma estrutura sólida, com isso o tempo dedicado á educação dos filhos é cada vez menor, deixando esta sob a responsabilidade da escola. A consequência desse ato é visível em uma sala de aula, pois os alunos chegam á escola sem limites, com linguagens e gestos inadequados para um a criança. Devido a tal fato, nota-se o quão é importante é a escola e o professor na