Autores Clássicos
AUTORES CLÁSSICOS
Émile Durkheim
1. Em relação às contribuições teóricas de Émile Durkheim, explique:
a) Quais as características de um fato social? Apresente um exemplo extraído da realidade social brasileira.
Resposta:
Émile Durkheim (1858-1917) na sua obra mais importante “As regras do método sociológico”, definiu o que entendia por fatos sociais. Um fato social seria todo o fato que é geral, que se repete para a maioria dos indivíduos numa sociedade.
Segundo Durkheim, os fatos sociais caracterizam-se em três aspectos: coerção, exterioridade e generalidade.
A coerção social acontece desde o nascimento do indivíduo sob a adoção de um idioma, a organização familiar e o sentimento de pertencer a uma nação. Essa coerção ainda se manifesta em “sanções legais” ou “sanções espontâneas”. “Legais” são aquelas prescritas pela sociedade, sob a forma de leis e as punições pertinentes caso haja uma transgressão.
“Espontâneas” são identificadas quando um indivíduo está se comportando de forma diferente do senso comum, como vestuário, aparência e hábitos alternativos.
A exterioridade atua no indivíduo independente da vontade própria ou adesão consciente, sendo assim “exteriores” a ele. De igual forma a coerção, assim que nasce, o indivíduo já encontra regras sociais, costumes e leis que é obrigado a aceitar. Não é dada a oportunidade de escolha. Sendo assim, os fatos sociais são ao mesmo tempo coercitivos e dotados de existência exterior à consciência individual.
Existe ainda outra faceta do fato social a ser distinguida; a generalidade. Caracteriza-se por envolverem muitos indivíduos e grupos ao longo do tempo, repetem-se e difundem-se. É pela generalidade que os fatos sociais exibem a sua natureza coletiva, seja eles observáveis, como moradia, credo ou hábitos.
A imensa desigualdade social no Brasil criou um fato social popularmente chamado de
“favelas”. São comunidades praticamente autônomas, geralmente “gerenciada”