pesquisa
Afilosofia, por se tratar de um estudo que existia há cerca de 600 anos, não podia ser abandonada pelos cristãos como algo sem importância, então os filósofos da igreja utilizaram da filosofia para explicar asverdades cristãs e se defender das heresias e pensamentos contrários a essas verdades. Para a filosofia a fonte de conhecimento é a razão; e para o cristianismo a fonte de conhecimento é a fé.Teologia e Filosofia então são ciências distintas, tanto pelos métodos quanto pelos objetos. A Filosofia deriva-se de raciocínios lógicos, a partir dos primeiros princípios da razão pura e tem como objetoprimeiro o mundo e o homem, percebidos pela experiência. A Teologia por sua vez, origina-se do ato de fé na revelação divina, procurando um certo entendimento dessa fé, e o seu objeto primeiro é opróprio Deus, tal como Ele mesmo se deu a conhecer. Sendo assim, a Filosofia é a ciência da razão, enquanto que a Teologia pode ser dita ciência da fé.
Porém, esta distinção não leva a uma separaçãoentre as duas ciências. Ao longo da história pode-se verificar que Filosofia e Teologia muitas vezes estiveram em íntima relação.
Podemos citar como exemplo o período “patrístico” (onde os padres daigreja contribuíam para a construção da doutrina cristã) e o período “escolástico” (onde se ensinava a filosofia nas escolas cristãs medievais). Esses períodos testemunham a relação harmoniosa entreteologia e filosofia, estabelecidas nas obras de Santo Agostinho (IV d.C.) e de São Tomás de Aquino (XIII