Fisioterapia
UBERLÂNDIA
Traumatologia e Ortopedia e Fisioterapia Desportiva
Traumatologia e
Ortopedia
O termo “ortopedia” foi criado pelo médico francês Nycolas
Andry, em 1741. Ele relata ter criado a palavra “orthopaedia” das palavras gregas “orthon” (reto, isento de deformidade) e
“paidon” (crianças), e com essa terminologia tentou resumir em uma só palavra a vontade de ensinar métodos não cirúrgicos de correção das deformidades das colunas das crianças.
Funções do Profissional
O fisioterapeuta ortopédico trata de pacientes acometidos por patologias ortopédicas, traumáticas ou decorrentes da prática esportiva, além das técnicas existentes, suas indicações, contraindicações e resultados, bem como o campo de trabalho existente para esta área especifica.
Ortopedia
O profissional que optar trabalhar na área de fisioterapia ortopédica será responsável por todas as patologias ortopédicas, tais como escoliose, processos inflamatórios, degenerativos ou congênitos que afetam o sistema articular, muscular e esquelético do ser humano Traumatologia
Como o próprio nome já diz, inclui todas as espécies de trauma que acometa os sistemas ósseos, muscular ou articular. Neste caso, o fisioterapeuta irá tratar as lesões traumáticas, principalmente as fraturas, luxações, contusões e etc.
Além das patologias e traumáticas, há também dentro da fisioterapia aplicada a ortopedia em um ramo denominado fisioterapia desportiva.
Fisioterapia Desportiva
A fisioterapia desportiva no Brasil, que foi reconhecida como especialidade da fisioterapia em 2007 pelo COFFITO, serve como referência para os demais países do mundo, apesar dos poucos recursos tecnológicos disponíveis no momento devido seu alto custo.
A fisioterapia desportiva tem como principal objetivo realizar um trabalho com a utilização de técnicas especificas ou orientações para prevenir lesões esportivas (entorses,
fraturas,