autores classicos
O grande objetivo dos clássicos da sociologia era compreender a sociedade para modifica-la pra melhor.
Método comparativo
Interação entre o homem e a sociedade
Fatores biológicos, ambientais e culturais são as variáveis explicativas das diferenças individuais, que determinam os diversos tipos de personalidade básicos das culturas.
Componentes intrínsecos e peculiares.
O homem, isolado de um sistema social, não gera cultura, mas a soma de suas potencialidades, estimuladas pela sociedade e pelo meio, é que determina a dinâmica da criação cultural. Portanto, três elementos se impõem na elaboração cultural: o indivíduo, a sociedade e o ambiente.
A interação dos homens é padronizada pela cultura.
O indivíduo, como membro de uma sociedade, tem um comportamento modelado em função de suas potencialidades hereditárias e das normas e padrões de sua cultura. Participa, desde o nascimento, de um sistema social, sendo herdeiro de uma tradição cultural mantida pelos seus antepassados e transmitida de geração a geração.
Comportamento anti-social está sujeito a sanção ou punição. ENDOCULTURAÇÃO = SOCIALIZAÇÃO= processo de aprendizado cultural
Concluímos que a cultura é que determina a diferença de comportamento dos homens; é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer hábito adquirido pelo homem enquanto membro de uma sociedade
Eu não posso fazer uma analise a partir das minhas concepções de vida e sim uma analise neutra da sociedade sem levar em conta as minhas experiências de vida.
A forma de organização social estava gerando muitos problemas muitos conflitos.
Era preciso desenvolver um instrumental de analise da sociedade, para melhorá-la, esta era a preocupação dos autores sociológicos da época.
Revolução Industrial transforma a maneira como as pessoas produziam seus bens. A sociedade deixa de produzir para seu consumo imediato (subsistência)e começa uma produção voltada para a venda