SOCIOLOGIA - AUTORES CLASSICOS
LEITURA DIRIGIDA SOBRE OS AUTORES CLÁSSICOS
ÉMILE DURKHEIM
A) Coerção social: função de exercer um limite, estruturar as ações do homem independente de suas vontades e escolhas;
Exterioridade: costumes, leis e regras sociais já existem antes do nascimento das pessoas e são impostas a elas.
Generalidade: todo fato social se repete em todos os indivíduos ou na maioria. Por exemplo, na sociedade brasileira é quase como obrigatório e óbvio o gosto pelo futebol e fanatismo pelo menos, ainda mais em homens.
B) Um fato pode ser considerado normal quando apresente generalidade, ou seja, unanimidade, consenso na sociedade na qual se apresenta. Sendo assim, não deve quebrar nenhuma regra social, refletindo valores e condutas aceitas pela maior parte da população. E o patológico quebra os limites determinados pela sociedade. Na sociedade brasileira podemos destacar como fato normal, ir ao shopping aos domingos; e como patológico, a pedofilia.
C) O crime, para Durkheim, apresenta valores de determinada sociedade que repudiam tais condutas consideradas ilegais. É considerado um fato normal porque é encontrado em qualquer sociedade e época e também por sua importância na evolução e aprendizado de uma sociedade.
D) Solidariedade mecânica é a que predomina nas sociedades pré-capitalistas onde não há divisão do trabalho e os indivíduos se mantinham independentes e autônomos em relação a divisão do trabalho social, e compartilhavam as mesmas noções e valores assimilados pela família, tradições, costumes e religião.
Solidariedade orgânica é a presente nas sociedades capitalistas e possui a divisão e assim os indivíduos são bastante distintos e se tornam interdependentes, deixam de lado tradições e costumes. Então os indivíduos são mutuamente diferentes e ao mesmo tempo se especializam em diferentes áreas, tendo diversas profissões.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
LEITURA DIRIGIDA SOBRE OS AUTORES CLÁSSICOS
BEATRIZ