Passarela do iguatemi
TECNOLOGIA DAS ESTRUTURAS DE MADEIRA E DO AÇO PASSARELA ENTRE O IGUATEMI E A RODOVIÁRIA
Salvador, 2013.
FINALIDADE
As passarelas foram idealizadas para solucionar a conflituosa travessia de pedestres nas principais avenidas da cidade de Salvador, em meados dos anos 80 a Prefeitura de Salvador implantou um conjunto de passarelas em estrutura de aço e placas pré-moldadas de argamassa armada. Nesta solução os pedestres acessam as passarelas suspensas sobre as avenidas através de rampas. Deste modo ocorre a separação entre os fluxos de pedestres e de veículos. A obra existe no local há 18 anos. Ela tem a capacidade de suportar até 500 quilos por metro quadrado, com 900 metros de extensão e 2,20 metros de largura. A estrutura é a mesma da época em que foi construída, sendo apenas feita a ampliação até o estacionamento do Shopping Iguatemi.
O FLUXO
A passarela que liga o Shopping Iguatemi um dos maiores centros comerciais de Salvador -, a dois grandes terminais urbanos - a Estação de Transbordo do Iguatemi e a Estação Rodoviária -, está saturada e não comporta mais o volume de pessoas que utilizam a travessia diariamente.
A circulação intensa diária na passarela se deve ao fato dela estar situada em um dos principais polos de pedestres da cidade, a Avenida Antonio Carlos Magalhães (ACM). Estatísticas do próprio shopping Center confirmam que o volume de gente transitando na área diariamente é enorme.
Segundo a assessoria do centro comercial, são cerca 100 mil pessoas de segunda à sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, essa quantidade aumenta cerca de 20%. Com a chegada do Natal e do Ano Novo, o número de compradores no centro tem um incremento de até 40%, o que equivale a 140 mil pessoas no espaço.
DIMENSIONAMENTO
A inclinação observada na rampa de acesso à passarela do Iguatemi/Rodoviária foi de 17%, muito além do desejável (8,33%). A largura de 2,14m era compatível com o