AULA I
CUIDADOS COM O NEONATO E LACTENTE
A transição bem-sucedida de um feto (imerso no líquido amniótico e totalmente dependente da placenta para obter nutrientes e oxigênio) até o seu nascimento, respirando e chorando vigorosamente, é algo sempre maravilhoso. Os recém-nascidos saudáveis necessitam de um bom cuidado para garantir seu desenvolvimento normal e uma boa saúde.
Considera-se como recém nascido ou neonato, todo bebê até completar 28 dias. Após este período passa a chamar-se lactente.
Os cuidados com o neonato e lactente incluem a higiene, a alimentação, os cuidados com o coto umbilical, a manutenção da temperatura corpórea do bebê e os cuidados preventivos de saúde como imunizações, teste do pezinho, do olhinho e da orelhinha.
Cuidados com a higiene:
A higiene deve ser realizada e estimulada desde o nascimento do bebê, ela preserva a saúde e propicia conforto.
Higiene oral: Um dos cuidados básicos desde o nascimento é a remoção delicada do leite que se acumula sobre a língua, no canto da boca e próximo das bochechas ao menos uma vez ao dia. Para isso se utiliza uma gaze ou dedeira atoalhada.
INSTITUTO EDUCACIONAL DIMENSÃO PELOTAS
TÉCNICO EM ENFERMAGEM/EAD – MÓDULO III
Após a erupção dos dentes, a higiene oral pode ser feita com dedeira de silicone com cerdas ou com escova dental infantil, que fazem uma melhor remoção dos resíduos alimentares, devendo também ser aumentada a freqüência para 2 a 3 vezes ao dia. Deve-se evitar o uso de creme dental ou utilizar cremes dentais específicos para crianças sem a presença de flúor.
Higiene corporal: Os recém nascidos devem ser banhados ao menos uma vez ao dia, com água morna, o que lhes garante a higiene, refresca, relaxa e dá prazer. Nas regiões mais quentes ou em épocas de calor, o bebê pode ser banhado mais de uma vez ao dia. O bebê deve ser banhado mesmo que esteja resfriado ou com algum outro problema de saúde. O importante é que a água esteja limpa, com temperatura adequada (entre 35 e 37º) para