AULA I
Atendimento em
Primeiros Socorros
Elementos comuns a qualquer acidente
Vítima: Nome que se dá à pessoa que sofreu o acidente
Socorrista: Auxilia a vítima de modo a impedir o agravamento das suas lesões e, se possível, fazê-las melhorar. O socorrista não cura ninguém, não dispensa nunca um médico ou enfermeiro é um bom colaborador deles.
Curiosos: Pessoas que sofrem influência indireta do evento. Participam passivamente.
Quase sempre tumultuando o evento. o socorrista deve saber lidar com os espectadores, transmitindo tranqüilidade e segurança. Podem ser bastante úteis em tarefas simples. (sinalizando o transito(isolando a área do acidente) e acionando o serviço de emergência)
www.robertainstrutura.hpg.com.br
Formas de acionamento
Ao informar sobre o acidente, faça-o de forma clara e objetiva. ONDE? Dê os detalhes exatos sobre o local da emergência; O QUE? Dê uma breve descrição do que aconteceu e possíveis detalhes sobre a via e as condições do veículo; QUANTAS PESSOAS ESTÃO FERIDAS? Dê o numero de feridos;
QUE TIPO DE FERIMENTO? Se possível, dê detalhes dos ferimentos que representam risco de vida; se as vítimas estão presas no interior do veículo ou se está incendiando. AGUARDE INSTRUÇÕES: A chamada sempre será finalizada pelo operador do serviço. Responda a todas as www.robertainstrutura.hpg.com.br informações e peça orientação de como agir.
Passos a serem seguidos numa situação de
Emergência
OBSERVAÇÃO
PROTEÇÃO
SINALIZAÇÃO
ISOLAMENTO
LOCALIZAÇÃO
Observação
Em alguns instantes o socorrista deve observar a situação e começar a decidir com calma, mas rapidamente, o melhor a fazer.
Proteção
• Individual e coletiva
• Isolamento da área
• Uso de Roupas claras
• Luvas descartáveis e máscaras (se necessário)
• Uso de luvas, previne o contato do socorrista com o sangue e secreções da vítima, além de proporcionar mais qualidade ao atendimento.
Sinalizaçã
• Coloque dispositivos de advertência o (triângulo, pisca