Aula ph
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
JESSICA FERREIRA RODRIGUEZ
MAYARA VANJURA DE SOUZA COSTA
VINICIUS
DETERMINAÇÃO DE Ph DO REQUEIJÃO, FARINHA DE TRIGO,
MACARRÃO E SALSICHA
JUNDIAÍ – SP ABRIL/2013 * CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
JESSICA FERREIRA RODRIGUEZ
MAYARA VANJURA DE SOUZA COSTA - 1102194
VINICIUS
DETERMINAÇÃO DE pH DO REQUEIJÃO, FARINHA DE TRIGO,
MACARRÃO E SALSICHA
Relatório de aula prática apresentado a professora Camila do 5º período do Curso de Engenharia de Alimentos do Centro Universitário Padre Anchieta, como forma parcial de avaliação.
JUNDIAÍ – SP ABRIL/2013
OBJETIVO
Analisar o pH dos seguintes produtos: farinha de trigo, macarrão, requeijão e salsicha, através do método oficial.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Segundo o Instituto Adolf Lutz (2005), o processo que mede o pH são colorimétricos ou eletrometricos. Os primeiros usam certos indicadores que produzem ou alteram sua coloração em determinados tipos de concentrações de íons de hidrogênio. São processos de aplicação limitada, devido às medidas serem aproximadas e não se aplicam as soluções intensamente coloridas ou turvas, bem como as soluções coloidais quem podem absorver o indicador, falseando os resultados. No procedimento eletrométrico empregam-se aparelhos que são potenciômetros especialmente adaptados, permitindo uma determinação direta, simples e precisa do pH.
Segundo a ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA), para a determinação de pH nos alimentos deve-se seguir os métodos do INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz. v. 1: Métodos químicos e físicos para análise de alimentos, IV.ed. São Paulo: IMESP, 2005. Cap.IV p.104-105.
A salsicha, produto cárneo industrializado, originado na Áustria e Alemanha, inicialmente fabricado a partir da carne de porco embutida na tripa do