Relatório da aula prática de ph, acidez e alumínio
Curso de Engenharia Ambiental
DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ TOTAL, pH E ALUMÍNIO TROCÁVEL EM AMOSTRAS DE SOLO
Autores: Alexandra Correa Colodette
Ayla Fernanda M. de Andrade
Marcelo Nascimento
Thalita Vivan
Professor: MSc. Jonatas Gomes da Silva
Brasília - DF
2011
RESUMO
Palavras-chave: Solo, acidez, Alumínio.
Primeiro foi calculado o pH da amostra, utilizando o agitador magnético, e depois de esperar decantar, o pHmetro calibrado. Depois foi calculado o ácido total, com o agitador magnético e depois de decantar, passou a amostra pelo filtro e se mediu a acidez da solução filtrada. Por ultimo o alumínio trocável, utilizando o agitador magnético, e depois de decantar seguido da titulação da amostra e para finalizar o calculo para determinar a quantidade de Alumínio trocável. Esse experimento mostrou que o pH achado no solo, foi mais ácido, sendo de 3,77, acidez trocável da amostra foi de 1,92% mL do volume de 9,6 mL e o alumínio trocável foi de 7,5 x 10-3 mg Kg-1 solo do volume consumido de 1,8 mL.
1. INTRODUÇÃO
O pH define a acidez ou a alcalinidade relativa de uma solução. A escala de pH tem uma amplitude de 0 a 14. Um valor de pH igual a 7,0 é neutro, ou seja, as atividades dos íons H+ e OH- na solução são iguais. Valores abaixo de 7,0 são ácidos (predomina o H-) e acima de 7,0 são básicos (predomina o OH- na solução do solo). Na maioria dos solos o pH da solução do solo (fase líquida do solo) varia entre os valores de pH 4, e 9,0 (LOPES, 1989).
O grau de acidez do solo é influenciado pelo tipo de rocha formadora. Solos desenvolvidos formados a partir de rochas de origem básica, basalto e gabro, em geram possuem pH mais elevado que aqueles solo formados a partir de rochas ácidas como granito e riolito.
A princípio a acidez de um solo foi caracterizada apenas pelo teor de matéria orgânica. Pois a decomposição gera a formação de ácidos orgânicos, alterando a característica química do solo. No entanto a