aula de criminologia
Cifra negra: diferença entre o número real de crimes ocorrido e aquele notificado à polícia. (Cifra cinza seria aquele que foi notificado, mas nada foi apurado, é a grande maioria).
A criminologia não diferencia homicídio e latrocínio, se interpreta a vulneração dolosa da vida, nesses casos não há cifra negra.
Variáveis estruturais: Densidade populacional, composição demográfica por idade, riqueza dos países (riqueza distribuida, e não o PIB), bem estar social dos cidadãos.
Variáveis políticas: Niveis de democracia, sistema do Governo (num sistema parlamentar, por ex., a resposta da população e o contato com o governo é mais próximo e imediato, a punição tende a ser maior, devido à pressão das ruas).
Variáveis Explicativas do Aumento da População Carcerária:
Hipótese negativa: aumento da criminalidade.
Hipóteses negativas: crise do estado de bem estar social; elevação do indice de desemprego; ampliação do sentimento de privação relativa por parte dos grupos marginalizados; política de criminalização das drogas; fluzos migratórios (retira a pessoa de seu habitat, atinge sua auto-estima e a ofende a ponto de ficar mais vulnerável, até pelas condições sociais da imigração, bem como sofrem discriminação); adoção de legislação mais repressiva (movimento de lei e ordem, tolerancia zero e direito penal do inimigo); maior severidade dos operadores do direito no processo de criminalização secundária (agencias de controle mas duras no combate ao crime, cultura de juizes e promotores); adoção de penas mais longas; sentimento de insegurança social fomentado pela mídia; natureza do processo encarcerador – inclusão x exclusão; a industria do controle do crime (sociedade disciplinar x sociedade de controle).
Conceito
A criminologia é uma ciencia empirica, interdisciplinar, estudando o crime, o delinquente, a vitima e o controle social do delito, buscando mecanismos de prevenção eficaz do delito e as tecnicas de intevenção sobre a