sistema mandalla
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: SERO269 – Questão Urbana e Rural no Brasil
SEMESTRE: 2012.4
PROFESSOR: Franklin Peña Mujica
ALUNA: Ana Paula Bühler
REFLEXÕES SOBRE O DOCUMENTÁRIO “MANDALLA, O CÍRCULO MÁGICO DA VIDA”
O documentário nos mostra a vida de Cardoso, um senhor que desde criança passou por muitas dificuldades, sem ter a oportunidade de estudar, trabalhando desde novo no corte de cana de açúcar.
Cardoso e sua família sempre se sentiram excluídos, como se não tivessem importância. Ele é um de 60 assentados, destes, até o dia do documentário em questão, 10 assentados desistiram de suas vidas, venderam tudo e voltaram a ser sem terra. Precisaram desistir da realização de seus sonhos, pois o cultivo não dava certo, e cuidar do gado das pessoas da cidade não trazia o retorno financeiro necessário.
Vendo as dificuldades enfrentadas pelos pequenos agricultores um professor de uma universidade teve a ideia de criar o sistema mandalla que funciona da seguinte forma: A mandalla é uma reprodução de nosso sistema solar, onde os planetas giram em torno do sol. Na sistema mandalla o sol é representado por um reservatório de água, ao redor dele tem 9 círculos. Somente quando o 1º círculo estiver produzindo é que se passará para os outros. Dentro da água ficam peixes e patos, no 1º círculo ficam os animais, que já ajudam no combate aos insetos e pragas, não precisando do uso de veneno. Nos três primeiros círculos a família tira a comida para eles, os demais são produção econômica. A água é distribuída por mangueiras com a ajuda de uma pequena bomba.
Graças a este sistema a vida dos pequenos agricultores teve uma grande melhoria, agora eles possuem um conhecimento maior para tirarem sua própria alimentação e vender o que sobra, com uma visão mais empreendedora.
Augusto, um professor de português, aproveitou esse momento para oferecer motivação e novas oportunidades aos jovens com aulas de