Anatomia
Epimísio: é uma camada de tecido conjuntivo que envolve todo o músculo. Sendo que a ordem de envolvimento de fora para dentro segue-se assim: Epimísio-perimísio e endomísio. Também é contínua com tendões onde se torna mais espessa e colágena. O epimísio também protege os músculos do atrito contra outros músculos e ossos
Perimísio: é uma bainha de tecido conjuntivo que agrupa conjuntos de dez a cem fibras musculares individuais em fascículos.
O perimísio é uma membrana fibro-elástica formada de elastina e colágeno que tem a função de envolver o ventre muscular para proteger e manter as fibras e fascículos organizados para potencializar a ação muscular.
No músculo encontramos 3 tipos de membranas de revestimento: o endomísio envolve cada fibra muscular que, em conjunto com outras fibras musculares, formarão os fascículos que são envolvidos pelo epimísio.
O conjunto de fascículos musculares formarão o ventre muscular, o qual é envolvido por o seu perimísio. Ainda encontramos a fáscia, que reveste um conjunto de músculos.
Endomísio: é uma camada de tecido conjuntivo que encobre uma fibra muscular e é composta principalmente de fibras reticulares. Também contém capilares, nervos e vasos linfáticos. inserção muscular: é a aderência íntima de um músculo, ligamento ou tendão a um local, geralmente um osso, é o ponto onde o músculo se fixa. Nos membros, pode-se falar de inserção proximal ou origem, que corresponde a inserção mais próxima do tronco, e, inserção distal àquela mais afastada do tronco. Também há partes tendinosas intercaladas ao longo do trajeto das fibras do ventre muscular como as inserções tendíneas (reto do abdômen).
1° SEMESTRE FISIOTERAPIA